A Fundação Baixada se uniu a outros fundos comunitários que fazem parte da Rede Comuá em uma aliança para fortalecer a filantropia com foco territorial e unir esforços para destacar as especificidades das comunidades locais. Durante o Congresso do GIFE, realizado em São Paulo entre os dias 12 e 14 de abril, foi lançada a iniciativa conjunta “Aliança Territorial – Fortalecendo Comunidades e Territórios”.
Fazem parte também da da Aliança a Casa Fluminense, Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA), Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM), Instituto Procomum (IP), Redes da Maré e Tabôa Fortalecimento Comunitário, com o objetivo de fortalecer as comunidades como protagonistas na busca de soluções para os desafios vivenciados em seus cotidianos, impulsionando a construção de maior justiça socioambiental e cultural nos territórios.
“A Aliança nasce a partir do reconhecimento comum do território como potência e como lugar decisivo de afirmação, garantia e defesa de direitos e da vida. É no território que se materializam as desigualdades historicamente construídas e também as diversas formas de resistência, resiliência e inovação cidadã protagonizadas pelas comunidades”, destacam os membros da Aliança na nota conceitual da iniciativa.
Confira na íntegra: https://baixada.org.br/nota-conceitual-alianca-territorial/