O Instituto Comunitário Baixada Maranhense é uma fundação comunitária.


Missão

Criar condições materiais para realização de sonhos de transformação em comunidades vulneráveis da Baixada Maranhense, via captação de recursos, fortalecimento de organizações comunitárias e doações que transformam escassez em abundância.


Estrutura de Gestão:

O Instituto Baixada foi criado por pessoas nascidas ou moradoras na Baixada Maranhense, que constituem seu Conselho Comunitário , instância máxima de deliberação.

Em assembleias do Conselho Comunitário elege-se o Conselho Curador, que delibera sobre a administração dos fundos, projetos e pautas extraordinárias.

Entre integrantes do Conselho Curador são eleitos o Presidente e Vice-Presidente e escolhido um Superintendente. O Presidente e Vice-Presidente têm função mais administrativa. O Superintendente tem função executiva.

Na estrutura existe uma Câmara Juvenil com representantes de movimentos da juventude da Baixada Maranhense.

Profissionais são contratados de acordo com necessidade de planejamento, monitoramento ou execução de projetos e atividades.


O Conselho Comunitário reúne-se anualmente, ou quando convocado; o Conselho Curador reúne-se bimensalmente.

A Superintendência reúne-se com a equipe de administração para encaminhamentos de agenda, de forma ordinária, uma vez por mês. Mantém comunicação sistemática pelas redes sociais e outros canais na internet. A superintendente destina 10 horas semanais de trabalho para o IB e reúne-se quinzenalmente com as equipes de trabalho. Há momentos em que o tempo dedicado aos projetos diminui ou aumenta, de acordo com as demandas e condições materiais.

As reuniões presenciais dos conselhos com as demais instâncias e equipes são realizadas na Baixada Maranhense, sede de Olinda Nova do Maranhão.

As reuniões de trabalho da Superintendência acontecem em São Luís, ou, na Baixada Maranhense, quando convocada pelos Conselhos.


Associados

O Instituto Baixada é constituído por 29 membros, destes, 25 são fundadores e 04 são convidados. Todos nasceram na Baixada Maranhense e continuam, de alguma forma, apoiando as ações de desenvolvimento comunitário no território, mesmo que estejam vivendo fora dele.

O perfil dos membros:

profissionais liberais, trabalhadores rurais, jovens;

  • tem Graduação80%
  • tem algum tipo de pós-graduação (de especialização a doutorado)20%
  • constituído pela tradicional classe média do território (profissionais liberais, dirigentes municipais, concursados, médios comerciantes);50%
  • constituído por mulheres e homens da nova classe média brasileira50%