Instituto Baixada promove Encontro de Baixadeiros – Arte e Cultura no Parque Agroecológico da Buritirana

Nos dias 23 e 24 de novembro, o Parque Agroecológico da Buritirana foi o chão do Encontro de Baixadeiros – Arte e Cultura, evento que celebrou a riqueza cultural da Baixada Maranhense e promoveu a interação entre gerações. Com uma programação diversa, o encontro reuniu atividades que iam de gincanas de ludicidade e corporeidade a oficinas teatrais, criando um espaço de troca de experiências e vivências comunitárias, e acima de tudo, de prospecção para o futuro.

Conexão com as raízes

O principal objetivo do evento foi ressaltar a importância de fortalecer os laços entre as novas gerações e os remanescentes das atividades do Instituto, que há anos promove ações socioeducativas e culturais na região. A integração entre os vários municípios da Baixada é essencial para a promoção democrática do fortalecimento territorial que desejamos para nossas cidades. As trocas entre as gerações permitiram que os mais jovens aprendessem com as memórias e experiências daqueles que viveram a história da Baixada Maranhense. 

Legado e compromisso com o futuro 

Os dois dias de imersão reforçaram a importância de investir em iniciativas que já existem em nosso território e que unam cultura, sustentabilidade e educação para transformar comunidades. Para isso, termos de cooperação e projetos de incidência foram construídos para execução em 2025. A Companhia Baixada de Teatro também fez sua estreia no evento (@ciabaixada).

A expectativa agora é de que o encontro se torne uma tradição, fortalecendo cada vez mais os laços entre os Baixadeiros e promovendo a continuidade do legado cultural e artístico da Baixada Maranhense.