O Instituto Baixada promoveu, no último dia 11/09, a Roda de Conversa: Diálogos Territoriais. Na ocasião, mulheres influentes e comprometidas com a transformação de suas regiões puderam compartilhar suas experiências em campo e as expectativas que cultivam para seus territórios.
Compondo a roda de conversa, estiveram presentes Elivania Estrela, superintendente da FJPA (Fundação Justiça e Paz se Abraçarão), Regina Cabral, associada fundadora do Instituto Baixada, Flavia Mota, presidenta do Fundo Comunitário JEQUI, e no comando do diálogo, o professor Daniel Batista, amigo do Baixada. Dentre os temas discutidos, esteve a participação feminina no comando de organizações comunitárias, a importância de se revelar potencialidades e os avanços já conquistados no percurso de luta pelo desenvolvimento territorial.
Regina Cabral, associada fundadora do Instituto Baixada, falou a importância de se revelar a abundância dos territórios a partir das oportunidades, especificamente na Baixada Maranhense. “Todos os lugares possuem riquezas, potencialidades e abundâncias, mas nem sempre as abundâncias se mostram de imediato. Como fazer para revelar essa abundância? Se elas tem oportunidades elas se desenvolvem.”, afirmou. Flávia Mota, por sua vez, contou sobre o trabalho que o Fundo Comunitário JEQUI realiza na região do Vale Jequitinhonha, do estado de Minas Gerais, e corroborou a ideia que enxergar regiões além dos estigmas pode revelar muitas riquezas. “A gente enxerga nossa região muito além dos estigmas. Reconhecemos a potência do desenvolvimento regional, das riquezas locais, que muitas vezes não são captadas por indicadores. Esse reconhecimento transforma-se em oportunidades”, completa.
Esta roda de conversa foi parte integrante da programação do Mês da Filantropia que Transforma, um movimento diverso e plural dedicado a debater, visibilizar e fomentar práticas de Filantropia Comunitária e Justiça Socioambiental durante todo o mês de setembro. O Instituto Baixada participou dessa iniciativa.
A roda de conversa já está disponível no canal do Baixada no YouTube. Você pode assistir na íntegra clicando aqui.