Desde o início do isolamento social provocado pela pandemia do novo corona vírus /Covid – 19, a Baixada Maranhense tem tido novos desafios que se somam aos seus desafios históricos.
Entre os novos desafios estão os relacionados ao acesso à educação. Na maioria das escolas desse território, como está acontecendo em todo o mundo, as aulas foram suspensas por segurança sanitária. Os calendários foram se reorganizando em todas instituições educacionais.
Muitos decretos foram lançados. Atualmente, a previsão de retorno das aulas presenciais no Maranhão será em setembro. Mas existem escolas da Educação Básica e do Ensino Superior que não pararam totalmente e continuam com aulas por meio de uso de plataformas e de outras ferramentas virtuais ou das mídias tradicionais.
Para o retorno no segundo semestre de 2020, muito se fala também da adoção temporariamente de metodologias híbridas, já adotadas há alguns anos por muitas instituições. Na atual conjuntura de isolamento e a médio prazo com a possível necessidade de isolamento social intermitente, todas os desenhos de funcionamento das escolas acrescentam em suas linhas o uso de tecnologias e metodologias híbridas.
Professores, alunos e outros integrantes da comunidade educativa que já estão no momento, inserido nesse processo de educação não presencial têm reclamado de falta de equipamentos, de conectividade, internet precária e de infraestrutura no espaço familiar inadequado para estudos. Ou seja, à precariedade das estruturas físicas soma-se a precariedade da infraestrutura virtual, remota, do acesso pela nuvem.
Também, em todas as regiões fala-se dos efeitos negativos do isolamento social para a saúde física e mental e do risco do contágio no retorno às aulas.
O Instituto Baixada em parceria com o Instituto Maranhão Amazônia de Ensino Superior (IMAES) e com apoio da Rede de Filantropia para Justiça Social decidiram realizar um mapeamento para auscultar a população da Baixada Maranhense sobre essas temáticas.
Segue abaixo um questionário que está sendo respondido por alunos, professores e pais.
Sobre este mapeamento
Os resultados deste mapeamento serão divulgados e servirão para orientar ideias de novos projetos e advocacy no Instituto Baixada.