A Baixada Maranhense é uma região com uma grande potencialidade econômica e, a partir de iniciativas de diversos atores, como ongs, governos, empresas e organizações da sociedade civil, a região tem desenvolvido projetos inovadores e sustentáveis.
Uma das principais áreas de atuação tem sido a agricultura familiar. Com o apoio de diversos programas, pequenos agricultores têm acesso a recursos e capacitações para melhorar a produção e renda dos quintais produtivos, além do acesso ao Banco de Sementes Crioulas. A agricultura familiar é um pilar importante para o desenvolvimento de comunidades, pois gera emprego e renda local.
Outra área de destaque é o turismo ecológico. Com as belezas naturais e a riqueza cultural da região, o turismo é uma oportunidade para valorizar recursos e gerar renda para as comunidades locais, além de poder contribuir para a conservação dos recursos naturais e culturais da região.
Além disso, uma área de grande potencial é a geração de energia. A Baixada Maranhense tem grandes potencialidades para a geração de energia renovável, como a energia solar e eólica. Com o apoio de programas governamentais e investimentos privados, a geração de energia limpa é um campo a ser investido.
É preciso falar também sobre empreendedorismo, educação transformadora e liderança comunitária. Líderes locais têm mobilizado comunidades e empreendido projetos inovadores e sustentáveis. Esses líderes têm sido exemplos de como a colaboração e a inovação podem contribuir para o desenvolvimento territorial.
Muitos adolescentes, jovens e adultos estão desenvolvendo suas habilidades e conhecimentos a partir de cursos e formações que levam em consideração especificidades socioespaciais da região, para, assim, gerar impacto positivo em seus territórios.
Quer saber mais sobre as Tecnologias Sociais desenvolvidas na Baixada Maranhense?
Assista ao vídeo completo: